Segunda-feira, 22 de Outubro de 2007

DIAS DA RÁDIO II - ENTREVISTA ARQ GAMARRA DOS SANTOS -TSF-TUBOdeEnsaio


Bruno:
Olá, bem vindos a mais uma edição de projectos para o futuro.  Hoje temos connosco o quase famoso, Arquitecto Gamarra dos Santos. Olá senhor arquitecto,  as razões que me levaram a convidá-lo para estar aqui hoje foram, por ordem de grandeza, o facto de o senhor ficar bem de calças de bombazina e a grande descoberta que acabou de fazer. Pode explicar de que se trata? 
Arquitecto:
Olá, Bruno. Antes de mais gostava de dizer que gosto muito do teu programa. Fazem falta mais programas assim.  A divulgação cientifica é muito importante ainda que, neste caso, seja feita só por um indivíduo a fazer vozes de duas pessoas. Bem. O que eu descobri foi  - um novo planeta!   
Bruno:
Fantástico. Muito bom. Por momentos pensei que fosse uma coisa parva. Muto bom.  E esse planeta fica situado, onde?
Doutor:
Em Idanha a Nova. Perdão, a informação não está correcta. Não é bem em Idanha a Nova. Se meter pela Nacional, como quem vai para Alcafozes, vira na segunda à esquerda e fica ali a coisa de dois quilómetros. Assim é que é.
Bruno:
Pois. Portanto, o Arquitecto Gamarra descobriu um planeta em Idanha a Nova. E o que é que está  a pensar fazer com esse planeta. Um snack-bar para camionistas?
Doutor: 
Não seja ridículo.
Bruno:
Tenho de ser. É o meu ganha pão.
Doutor:
Obviamente que o planeta fica a milhões de anos luz de Idanha a Nova. Mas só é visível daquele ponto.  E tem que se encostar todo ao poste da EDP, senão não o apanha. É que o planeta, para além de ser estreito, é meio esquinado e é difícil dar com ele.  Há quem defenda que  devia ter sido embargado, dizem que pertence àquela fase do bigbang em que faziam planetas em todo o lado sem o  mínimo de preocupações de ordenamento. Invejas.
Bruno:
Hum. Hum. O planeta já tem nome?
Doutor:
Sim. Já meti a papelada e se for  aceite vai chamar-se - Orion Tomás.
Bruno:
Gosto. É melhor que Úrano .
Doutor:
Orion Tomás – é Uma homenagem ao meu bisavô, Aristides Orion .
Bruno: do ponto de vista científico , como descreveria Orion Tomás?
Doutor:
Orion Tomás é um  planeta essencialmente gasoso e tem uma composição atmosférica muito similar à  da nebulosa solar, mas tem expressões que me faz imenso lembrar o meu Tio Camilo.
Bruno:
Como descobridor de planetas, que conselho daria a todos esses jovens que caíram de uma escada em pequeninos e se interessam pela astronomia? 
Doutor:
Posso dar uma dica- Procurem na zona de Santo António dos Cavaleiros. Mas, acima de tudo, digo que não desistam de tentar realizar os seus sonhos. Quando eu era pequeno, e caí por uma escada, pensei que mais tarde podia descobrir um planeta. E cá estou eu.
Bruno:
E cá está o senhor Arquitecto com as suas descobertas e as suas calças de bombazina . E que bem que lhe ficam. Até para a semana. Já tive umas assim mais ficava com o  rabo espalmado. Ao Arquitecto assentam bem.   Quem é que lhe fez as bainhas?  (FADE)
Publicada por OMal às 01:39
Link do post | Adicionar aos favoritos

Julho 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Está Feito

Twitter

subscrever feeds